Utilizado para controlar a compactação do solo, é perfeito para aterros, pavimentos, estradas e outros projetos que necessitam de reaterro. Permite identificar e analisar a dimensão dos depósitos de solo mole que necessitam de intervenção. Esse ensaio utiliza técnica de sondagem dinâmica para calcular a capacidade de carga e as propriedades de compactação do solo. O ensaio é utilizado para controlar a compactação de aterros e taludes. O equipamento usado é portátil e compacto, permitindo uma operação rápida e de baixo custo.
A sonda, equipada com uma ponta de cone, é fincada no chão por um peso de 10 a 50 kg em queda livre e de uma altura de 50 centímetros. O número de golpes para penetrações por cada camada de 10 cm é registrado e transformado em uma penetração média por curso, até uma profundidade de 12m.
Os dados recolhidos são utilizados para calcular o Índice de Suporte Califórnia (ISC) de cada profundidade do solo (medida internacionalmente reconhecida para medição da capacidade de carga dos solos utilizados para estradas, pavimentação e pistas de pouso).